Alunos da rede estadual e municipal de Açailândia participam de palestras na Semana de Prevenção às Drogas
Publicado em 10/12/2019 às 05:46
Por: Isisnaldo Lopes

Ação integrada envolve Ministério Público, secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social

O Ministério Público em parceria com a Prefeitura, por intermédio das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação pelo Programa de Saúde na Escola, sob a coordenação dos promotores de justiça Sandra Fagundes Garcia e Gleudson Malheiros, titulares da 2ª Promotoria de Justiça Criminal e 2ª Promotoria de Justiça Cível de Açailândia, respectivamente, bem como a primeira dama Valéria Aquino e Sousa, promoveu uma palestra de sensibilização e prevenção ao uso de drogas em Açailândia. O evento contou com a presença do  Juiz Diretor do Fórum da Comarca de Açailândia, Pedro Guimarães Junior; do Gestor Regional de Educação, Bosco Gurgel; da primeira-dama, Valéria Sousa; do Promotora de Justiça e a coordenadora da campanha, Sandra Fagundes Garcia, e do Palestrante Rodrigo Gonçalves Dias, vencedor do Prêmio Jovem Cientista. 

A Semana de Prevenção às Drogas em Açailândia contou com a participação de alunos da rede pública municipal e estadual. A iniciativa faz parte do projeto institucional ”QUEM ESCOLHE O SEU CAMINHO? VOCÊ OU AS DROGAS?” que, em Açailândia, teve início em 2015, com a 1ª pedalada contra às drogas seguido de palestras. No município, a realização de palestras nas escolas já atingiu um público de mais 8 mil pessoas. Essa ação integrada envolve Ministério Público, secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.

Desta vez, os alunos participaram de uma palestra motivacional com Rodrigo Gonçalves Dias, vencedor do Prêmio Jovem Cientista. O Prêmio Jovem Cientista visa revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Vale do Aço – FAVALE e reuniu mais de 300 alunos adolescentes.

A Promotora de Justiça, Sandra Fagundes Garcia, é a coordenadora da campanha “Quem escolhe seu Caminho? Você ou as drogas?”. Ela enfatiza que vale todos os esforços reunidos para a realização do evento. Destaca também, que teve início na segunda-feira(02/12), em Imperatriz, com abertura no auditório da Promotoria de Justiça, em seguida a pedalada e palestras na penitenciária e agora acontece em Açailândia e Itinga do Maranhão. “Conseguimos repetir o sucesso do ano passado. E realmente pudemos sentir a emoção, a alegria das pessoas de participar de um evento como este, além de levar o tema, que é o da prevenção às drogas”, enfatizou Sandra Fagundes.

A primeira-dama, Valéria Sousa, ressaltou a importância de apoiar essas ações. “A prefeitura de Açailândia, juntamente com as secretarias, por meio do Programa Saúde na Escola, está sempre apoiando eventos de tamanha importância para a população, principalmente quando se trata de assuntos como as drogas que é um problema de saúde pública. O trabalho de prevenção ao uso de álcool e substâncias psicoativas ilegais precisa ser contínuo para ter um efeito consistente. É nossa obrigação trabalhar na prevenção deste mal e alertar os nossos jovens”, finalizou Valéria.

A programação aconteceu em todo o estado, com palestras pela Semana de Prevenção às Drogas, sedes das promotorias de Justiça, penitenciárias e em escolas públicas das redes municipal e estadual de ensino do Maranhão. O objetivo é estimular o debate no ambiente escolar e prevenir o uso de substâncias entorpecentes por crianças e adolescentes.

Na quarta (04/12), aconteceu em Açailândia, pela manhã, a partir das 8h, na FAVALE. Ás 15h, continuou na Unidade Prisional de Açailândia. Em seguida, na quinta-feira (05/12), a programação aconteceu no município de Itinga, às 9h, e, em Imperatriz, às 15h, na Unidade Regional de Imperatriz.

 

ASCOM-PMA – Por: Antônio Maria

Veja mais sobre: Açailândia, Novidades,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.