IMPERATRIZ - MPMA recomenda suspensão de visitas às unidades de permanência de idosos
Publicado em 20/03/2020 às 06:35
Por: Isisnaldo Lopes

O Ministério Público do Maranhão expediu uma Recomendação na última quarta-feira, 18, orientando que as entidades de longa permanência do Município de Imperatriz adotem medidas para prevenir a infecção do novo Covid-19, conhecido como Coronavírus. O documento foi elaborado pela 4ª Promotoria de Justiça na Defesa do Idoso, cujo titular é o promotor de justiça Joaquim da Silva Souza Júnior.

O membro do Ministério Público afirma que se faz necessária a adoção de medidas sanitárias e de controle de infecção por diversos países e no Brasil do surto de Covid-19 e influenza H1N1, sobretudo visando evitar a disseminação de doenças virais no período chuvoso da região.

Dentre as medidas, as entidades devem suspender, no âmbito de suas instalações, a visita aos idosos acolhidos em instituições pelo prazo de quinze dias a partir da notificação do MPMA. Também devem ser realizadas outras formas de interação dos idosos com o público externo, como, por exemplo, contato telefônico ou virtual.

As entidades devem ainda, adotar no âmbito de suas instalações, as medidas de prevenção preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

O promotor de justiça Joaquim Júnior explica que o sistema imunológico dos idosos costuma ser deficiente por conta da idade e que mesmo as vacinas tomadas na juventude já não são tão eficazes, motivos pelos quais a população idosa é considerada grupo de risco suscetível a contrair com mais facilidade o Covid-19.

“Há menos anticorpos no organismo das pessoas idosas. Os pulmões e mucosas tornam-se mais frágeis e vulneráveis a doenças virais. O idoso costuma engasgar e aspirar mais, inclusive levando mais a mão à boca, aumentando o risco de contágio”, explica o membro do Ministério Público.

 

 

 

 

Redação: Iane Carolina (CCOM MPMA)

Veja mais sobre: Saúde, Imperatriz,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.