Maranhão permanece com oito casos do novo coronavírus, diz SES
Publicado em 25/03/2020 às 06:24
Por: Isisnaldo Lopes

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou na noite da última quarta-feira (24) que o número de casos confirmados do novo coronavírus no Maranhão permanece em oito. De acordo com a SES, todos os casos confirmados estão em São Luís.

Outros dez casos foram descartados após exames laboratoriais realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen-MA) nesta terça. Os pacientes com casos confirmados continuam sendo acompanhados por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

A secretaria informou que subiu de 308 para 584 o número de casos suspeitos no estado. Desde o início do monitoramento, já foram testados 774 casos de possível infecção por Covid-19 em todo o estado. Desse número, 182 foram descartados após o resultado de exames.

Casos confirmados


Homem de 69 anos, de São Luís, que retornou de viagem à São Paulo;
Mulher de 37 anos, de São Luís, que teve contato com uma pessoa que esteve na Europa;
Idoso (a), de São Luís, que teve contato com o homem de 69 anos;
Idoso (a), de São Luís, que teve contato com o homem de 69 anos;
Idoso (a), de São Luís, que teve contato com o homem de 69 anos;
Idoso (a), de São Luís, que teve contato com o homem de 69 anos;
Homem de 39 anos, de São Luís, que teve contato com um infectado (não informado);
Homem de 57 anos, de São Luís, com histórico de viagem à São Paulo e Salvador.

Centro de Testagem
O Maranhão possui dois Centros de Testagem para casos do novo coronavírus. O primeiro, é localizado localizado na Policlínica Diamante em São Luís. O segundo também é localizado em São Luís, no Viva Beira-Mar.

Devem procurar os centros pessoas que estejam com sintomas de febre, tosse e dificuldade de respirar ou tenham feito viagens para outras áreas que estejam com casos confirmados da doença, e tenham tido contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Os laboratórios estão recebendo a coleta de material para a realização de exames para Covid-19 e dando orientações sobre as medidas que devem ser tomadas após o laudo. Os locais funcionamde segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Cuidados


Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

 

 

 

 

G1/MA

Veja mais sobre: Saúde, Maranhão,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.