Sensus: Aécio tem 54,6% dos votos válidos e Dilma, 45,4%
Publicado em 24/10/2014 às 21:13
Por: Isisnaldo Lopes

Do R7, com Agência Estado

Pesquisa IstoÉ/Sensus divulgada nesta sexta-feira (24) mostra o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, nove pontos à frente da adversária Dilma Rousseff (PT). O tucano aparece com 54,6% das intenções de votos válidos, contra 45,4% de Dilma.

O levantamento também mostra que, a dois dias da eleição, 11,9% do eleitorado ainda não sabe em quem votar. Se for considerado o número total de votos, a pesquisa indica que Aécio tem 48,1% e Dilma, 40%.

Na última pesquisa IstoÉ/Sensus, divulgada na sexta-feira (17), a diferença entre os candidatos era de 12,8 pontos percentuais. Aécio aparecia com 49,7% dos votos totais, contra 38,4% de Dilma. Votos brancos, nulos e indecisos somavam 12%. Em votos válidos, o tucano somava 56,4% contra 43,6% da presidente, uma diferença de 12,8 pontos percentuais.

Rejeição

O instituto Sensus mediu também a rejeição dos candidatos e aponta que 44,2% dos eleitores afirmaram que não votariam de forma alguma em Dilma, enquanto 33,7% disseram o mesmo de Aécio.

O Sensus entrevistou 2 mil eleitores de 136 municípios em 24 Estados entre os dias 21 e 24 de outubro. A pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos porcentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01166/2014.

Questionamentos

Após questionamentos de Dilma Rousseff, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) obrigou o instituto a divulgar informações sobre a coleta de dados de sua pesquisa anterior, que mostrava Aécio com 17 pontos a mais do que a petista.

ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, do TSE, determinou que o Sensus dê à candidata do PT à reeleição e à coligação Com a Força do Povo o acesso a informações sobre a coleta de dados da pesquisa divulgada no fim de semana.

De acordo com o TSE, a coligação e Dilma solicitaram “acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados da pesquisa de opinião”.

Não foi determinado um prazo para o fornecimento dessas informações. Na decisão, Carvalho Neto determina que a Sensus permita o acesso aos dados solicitados, preservando, no entanto, a identidade dos entrevistados.

Veja mais sobre: Brasil,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.