Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás volta a circular no dia 17
Publicado em 10/08/2020 às 15:40
Por: Isisnaldo Lopes

Novos procedimentos foram adotados para proteger a saúde dos passageiros e empregados durante a compra de passagens, embarque e viagem. Venda de bilhetes inicia hoje (10).
O Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás, que interliga os estados do Maranhão e Pará percorrendo 23 municípios, volta a circular a partir do dia 17 de agosto, segunda-feira. A compra de bilhetes já pode ser feita a partir de hoje, dia 10. Para o retorno da operação, novos procedimentos serão adotados durante a compra de passagens, embarque e viagem. As medidas levam em consideração protocolos de saúde determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelos governos do Maranhão e Pará.

Entre as mudanças adotadas estão a redução na oferta dos assentos, garantindo o espaçamento adequado entre os passageiros e priorização da venda de passagens pela internet. Nesta matéria, você confere as novas normas e adaptações que passam a valer a partir do próximo dia 17, data que o trem volta a circular, partindo da estação de São Luís. Fique atento para evitar contratempos na hora do embarque.

A venda de passagens que antes era feita com 60 dias de antecedência, passa agora a ser feita com até 15 dias de antecedência. Isto por conta da possibilidade de ocorrerem novas regras municipais ou interestaduais de transporte, a depender da curva epidemiológica de cada região.

A compra de bilhetes agora deverá ser feita prioritariamente pela internet ou nos pontos de passagens, que funcionarão com horário de atendimento diferenciado. A venda de passagens nas estações estará suspensa, inclusive durante o embarque. Os bilhetes devem ser adquiridos pela internet no site www.vale.com/tremdepassageiros. O endereço dos pontos de venda você confere no final da matéria.

Para garantir o cumprimento das regras de distanciamento, haverá redução na oferta de poltronas disponíveis para a venda. O quantitativo poderá ser ampliado gradativamente, conforme a desaceleração da situação da pandemia. A dica é garantir a compra dos bilhetes de ida e volta e evitar contratempos no roteiro da viagem que depende do trem.

No dia da viagem, enquanto estiverem nas estações, todos deverão estar de máscara e respeitar as regras de distanciamento. O acesso ao local de embarque passa a ser exclusivo para passageiros com bilhete para o dia da viagem.

Antes de entrar no trem, haverá aferição de temperatura corporal. Caso seja detectada febre, o usuário será orientado a buscar atendimento médico e não poderá viajar. Para evitar atrasos, recomenda-se que o passageiro esteja nas estações ou pontos de embarque com no mínimo uma hora de antecedência.

A circulação de passageiros enquanto o trem estiver em viagem estará restrita ao carro de sua poltrona. Também será feita aferição de temperatura a bordo do trem. As poltronas foram demarcadas para aplicação de distanciamento social.

Durante a viagem, uma equipe irá anotar o pedido dos passageiros interessados em consumir refeições produzidas no carro restaurante e a entrega do pedido será feira diretamente na poltrona, evitando a circulação entre vagões.

Foram instalados reservatórios com álcool em gel a bordo do trem e nas estações. A limpeza e desinfecção de superfícies de contato agora será feita a cada 2 horas e antes do início de cada turno.

Depois de observar os novos procedimentos e adquirir os bilhetes não esqueça de levar consigo os documentos de identificação oficiais e estar atento aos horários de embarque e condições para despacho de bagagem. Estas e outras informações podem ser obtidas no Alô Ferrovias, no número 0800-285-7000.

Serviço:

O que: Trem da EFC volta a circular com alterações na compra de bilhetes, embarque e viagem em virtude da pandemia de Covid-19.

Quando o trem volta a circular: no próximo dia 17 de agosto (segunda-feira), partindo de São Luís com sentido a Parauapebas, no Pará.

Quando inicia a venda de bilhetes: 10 de agosto, segunda-feira, pela internet ou pontos de vendas.

Onde comprar passagens: pela internet no site www.vale.com/tremdepassageiros ou nos pontos de vendas que funcionará das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. E aos sábados, de 8h às 12h. Pesssoas do grupo de risco terão horário exclusivo de atendimento: 8h às 9h.

Em São Luís, na rua do Passeio, Galeria La Ravardierie, Sala 105, Centro, São Luís (MA). Fone: (98) 3232-6049; em Marabá, na BR 230, Folha 30 Q-15, shopping Patio Marabá, Marabá (PA), Fone: (94) 3322-2724; em Parauapebas - Rua F, 372 Lj 60, Cidade Nova, Galeria Central, Parauapebas (PA). Fone: (94) 3356-4077.

Os demais pontos de venda ao longo da ferrovia, podem ser consultados ligando para 0800 285 7000.

Confira as principais mudanças adotadas:

- As passagens serão disponibilizadas 15 dias antes do período da viagem;

- O bilhete poderá ser adquirido pela internet no site www.vale.com/tremdepassageiros ou nos postos de venda. Não haverá venda de bilhete nas estações, inclusive durante o embarque;

- A venda de passagem durante a viagem permanece exclusiva para localidades sem posto de vendas (Mineirinho, Auzilândia, Altamira, Vila Pindaré, São Pedro da Água Branca e Itainópolis);

- O atendimento presencial nos postos de venda ocorrerá somente para clientes com máscara e obedecendo as sinalizações de distanciamento social;

- O horário de funcionamento dos pontos de vendas: 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. E aos sábados, de 8h às 12h. Pesssoas do grupo de risco terão horário exclusivo de atendimento: 8h às 9h;

- Durante o embarque, o acesso à estação poderá ser feito apenas pelo passageiro com bilhete para o dia da viagem. Parentes e amigos que não viajam no dia não poderão acessar. Passageiros com prioridade ou que necessitem de apoio para embarque poderão acessar com acompanhantes;

- O número de poltronas para venda foi reduzido para garantir espaçamento entre passageiros;

- Nas estações e dentro do trem, será obrigatório uso de máscara e o respeito ao distanciamento;

- Será feita aferição de temperatura corporal antes do embarque. Caso seja detectada febre, o usuário será orientado a buscar atendimento médico e não poderá acessar o trem;

- O serviço de alimentação terá a anotação do pedido e a entrega diretamente na poltrona do passageiro.


Mais informações: Alô Ferrovia: 0800 285 7000

 

 

 

 

Assessoria Vale

Veja mais sobre: Maranhão, Região,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.