Mulher açailandense no comando da Estrada de Ferro Carajás
Publicado em 31/08/2020 às 15:19
Por: Isisnaldo Lopes

Leidianny Santos, maranhense de Açailândia, é a primeira mulher a ocupar um cargo gerencial na operação da Estrada de Ferro Carajás em 35 anos de operação da ferrovia.
Em junho, a mineradora Vale decidiu nomear pela primeira vez uma mulher para o cargo de gerente operacional da Estrada de Ferro Carajás (EFC), uma das mais importantes ferrovias do país. Leidianny Santos, açailandense, é a nova gerente de operação de pátios e terminais de carregamento da EFC e comanda uma equipe com mais de 200 empregados nos estados do Pará e Maranhão.

"Iniciei minha vida profissional na Vale ainda como estagiária, quando morava em Açailândia, minha cidade natal. E foi na ferrovia que trilhei minha carreira. Primeiro, atuei como Oficial de Operação Ferroviária, depois fui promovida à supervisora de Operação de Trens; e em seguida, ocupei a função de coordenadora do Centro de Controle Operacional (CCO) em São Luís. Em todas essas funções, fui a primeira mulher a ocupar o cargo.

Em junho deste ano, o desafio aumentou e fui convidada a assumir a gerência de Operações de Pátios e Terminais da EFC. Também sou a primeira mulher na função. Tenho muito orgulho de representar as mulheres de Açailândia e as maranhenses em uma função tão estratégica para a Vale. Para mim, lugar de mulher é onde ela quiser", relata Leidianny, que precisou mudar para a cidade de Parauapebas (PA) para assumir o cargo.

Em 2019, a Vale estabeleceu uma meta de dobrar a força de trabalho feminina de 13% para 26% até 2030. A meta e politicas inclusivas são mais um passo para gerar e promover a diversidade nas operações da empresa.

A promoção de Leidianny não foi a única notícia boa em meio às incertezas causadas pela pandemia da Covid-19. No primeiro semestre deste ano, a Vale gerou 516 novos postos de trabalho, encerrando o período com 11,4 mil empregos próprios e terceiros. Um número quase 10% superior ao mesmo período do ano passado. Em Açailândia, a empresa encerrou o semestre mantendo 718 empregos diretos

Mineração por Elas

Já está no ar nos canais oficiais da Vale uma campanha intitulada "Mineração por Elas". Trata-se de uma série de vídeos que retrata histórias de mulheres que trabalham na empresa, contando a trajetória delas, suas rotinas e desafios. A ideia é comunicar que na Vale há espaço e inclusão de mulheres nas mais diversas profissões, seja na carreira técnica ou gerencial.

 

 

 

Da Assessoria 

Veja mais sobre: Açailândia, Novidades,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.