Cinco alimentos que parecem saudáveis, mas não são
Publicado em 15/08/2014 às 06:52
Por: Isisnaldo Lopes

Quando se entra em uma dieta, os alimentos naturais tornam-se prioridade no cardápio, que é complementado com sugestões práticas como barrinhas de cereal para facilitar o andamento da rotina.

Porém, nem sempre essa opções facilitadas são consideradas “amigas” da dieta. O nutricionista Diego Veiga explica por que esse itens devem ser consumidos com moderação. Confira:

1. Embutidos

O peito de peru é um dos queridinhos do regime, porém os alimentos embutidos apresentam um baixo valor nutricional. “São pobres em vitaminas e minerais, pois sofrem uma grande ação em seu processamento”, aponta Diego.

Apesar de parecerem boas opções para lanches, o nutricionista alerta para o alto índice de sódio contido nesses alimentos.

2. Enlatados

O atum e o mix de legumes enlatados, também considerados saudáveis, apresentam níveis altos de gorduras saturadas e conservantes químicos. “O consumo constante pode levar ao aumento do colesterol, do acido úrico, da pressão alta e gerar elevados números de radicais livres”, esclarece o nutricionista.

Segundo Diego, os enlatados possuem ação pró-inflamatória e, com seus respectivos conservantes, nitrito e nitrato, colaboram para uma ação cancerígena.

3. Barrinha de cereal

Acredita-se que as barrinhas complementam o planejamento nutricional com cereais compactados e sabor de frutas. “Mas isso pode levar as pessoas ao consumo de um produto rico em açúcar e pobre em fibras”, esclarece Diego.

Por isso, na hora de escolher a barra, o ideal é ler as informações da embalagem, principalmente a lista de ingredientes utilizados.

4. Queijos

“O queijo é um alimento derivado do leite de cabra, ovelha, vacas e outros mamíferos e apresenta uma boa quantidade de cálcio e fósforo”, afirma o nutricionista. Porém, o fator que poder tornar o queijinho perigoso é o seu processamento industrial, durante o qual ele recebe compostos químicos e gorduras, transformando o alimento.

Diego destaca que mesmo as versões lights, quando consumidas de maneira inadequada, contribuem para o aumento do colesterol, retenção hídrica e enxaqueca. A dica do nutricionista é investir no queijo cottage, que tem alto teor proteico e pouca gordura.

5. Sucos de caixinha

Não é todo dia que dá para preparar um suquinho natural e é ai que os de caixinha ganham espaço. “Mas essa praticidade pode levar ao corpo alguns malefícios e perigos”, lamenta Diego.

Devido à grande quantidade de açúcares, semelhante aos refrigerantes, o suco industrializado dificulta a perda de gordura. O nutricionista também menciona a presença de edulcorantes que são pró-oxidantes e possuem caráter cancerígeno.

Com informações do J. Pequeno 

Veja mais sobre: Região,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.